top of page

R$ - -

VALOR DO CONTRATO

A história que vai além do futebol

ESTÁDIO

Estádio Brinco de Ouro

1953

ANO DE CONCLUSÃO

82.000

M² CONSTRUÍDOS

LOCAL

Campinas, SP, Brasil

TIPO DE PROJETO

Construção

CLIENTE

Estádio Brinco de Ouro

STATUS

Concluído

Viracopos_Airport_Logo.png

Inaugurado em 1953, projeto feito pelos arquitetos modernistas Oswaldo Corrêa Gonçalves (Riviera de São Lourenço) e Ícaro de Castro Mello, sua denominação popular ocorreu após o jornalista João Caetano Monteiro Filho, quando da apresentação de sua maquete, ter publicado a matéria no "Correio Popular" com o título "Brinco de ouro para a "princesa'", comparando o formato circular do futuro estádio a um brinco e fazendo um trocadilho com o "apelido" da cidade de Campinas (Princesa D'Oeste). Na ocasião o presidente do clube era Dr. Ruy Vicente de Mello, médico e também proprietário do Sanatório Santa Izabel em Campinas.

Palmeiras e Fluminense foram os convidados de honra para as partidas de inauguração, mas por motivo de forte chuva no dia da primeira partida, em 31 de maio de 1953, a maioria das solenidades de inauguração foram transferidas para a partida contra o Fluminense, disputada em 4 de junho, com vitória do clube visitante por 1 a 0.

A iluminação foi inaugurada em 11 de janeiro de 1964, com um jogo amistoso no qual o Guarani venceu o Flamengo por 2 a 1.

Sua capacidade atual segundo o CNEF (Cadastro Nacional de Estádios de Futebol) editado pela CBF em 18 de janeiro de 2016 é de 29 130 pessoas.

O recorde de público do estádio é de 52 002 pessoas, no jogo Guarani versus Flamengo em 1982 (a capacidade divulgada naquela época era de 53 mil pessoas, diminuída para efeito de proporcionar maior conforto e segurança para os espectadores). Pelos atuais critérios de dimensionamento de público nos Estádios, essas marcas não mais poderão ser batidas.

bottom of page